Saiba como fotografar como profissional com o seu celular


Juliana Faddul, colaboração para a CNN
08 de janeiro de 2021 às 16:58 | Atualizado 08 de janeiro de 2021 às 17:00
Oneika Raymond
Canadense Oneika Raymond ficou famosa por postar fotos incríveis das viagens que fazia
Foto: Oneika Raymond/Arquivo pessoal


Numa época em que as pessoas passam, em média, uma hora e 30 minutos no Instagram (segundo levantamento feito pela Cuponation em 2020), seria uma blasfêmia deixar passar em branco o Dia Nacional do Fotógrafo, já que, com o crescimento cada vez maior do uso de redes sociais, muitas pessoas acabam se sentindo um pouco fotógrafas também. 

Pensando nisso, a CNN conversou com duas fotógrafas para dar dicas de como fotografar e editar fotos de modo profissional; confira:

Leia também:

Provocador, fotógrafo Mous Lamrabat subverte estereótipos norte-africanos

Fotógrafo norte-americano registra os rostos da Covid-19 em Nova York

Uma imagem vale por mil palavras: dicas para ir além das selfies

Dicas para selfies e retratos: 

Wanezza Soares (@wanezzasoares)

Wanezza Soares é uma das grandes retratistas do país. Já passaram pelas lentes dela personalidades como os ex-presidentes do Brasil e do Uruguai Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Mujica, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), a filósofa norte-americana Judith Butler e até o presidente da Caoa no Brasil, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que raramente se deixa fotografar. 

Dica dela para fotografar:

“Minha dica para retrato com celular é tentar procurar um local com uma luz legal. Janelas são sempre uma boa alternativa. Se estiver num ambiente com iluminação artificial, preste atenção na posição da luz: bem acima da cabeça gera uma sombra que produz olheiras, por exemplo. Uma forma de ver a luz é colocar a lanterna na frente do rosto e 'passear com ela' ao redor da cabeça e ver como a luz incide no rosto”, disse a fotógrafa.

Dica de aplicativo de edição:

“Para edição eu uso o Afterligth. Além da edição de contraste, luminosidade e filtros, ele tem a opção de ajustar o enquadramento (evita cortes nas fotos verticais para o Instagram), além de moldura como estilo Polaroid, etc. Para trabalhos profissionais uso Lightroom, que tem também a versão app”. 

Retratista Wanezza Soares
Retratista Wanezza Soares
Foto: Wanezza Soares/Arquivo Pessoal

Oneika Raymond (@oneikatraveller)

Antes de ser apresentadora de TV, a canadense Oneika Raymond ficou famosa por postar fotos incríveis das viagens que fazia. Ela poderia ter parado por aí, mas decidiu postar dicas aos seus mais de 100 mil seguidores sobre como profissionalizar as fotos.

Dica para fotografar:

“Produzir esses vídeos de instrução é bizarramente terapêutico para mim. Você pode criar tudo por meio deste microcomputador, é incrível. Quando estamos na estrada, quanto menos bugiganga tivermos, melhor. Abuse das cores, leve looks que sejam coloridos e mude as poses. Isso fará com que você tinha um feed de Instagram lindo! Ah, e não sinta vergonha de posar nos lugares. Raramente uma boa foto sai incrível na primeira tentativa”, afirmou Oneika. 

Dica de aplicativo: 

“Eu gosto de aplicativos que realçam as cores, mas vou dar uma dica mais valiosa: o app Snapseed. Ele consegue ‘apagar’ objetos que estão atrapalhando seu cenário. Você está belíssima, mas um homem passou atrás cutucando o nariz? Só usar o Snapseed!”

E aí, gostou das dicas? Agora, que tal colocá-las em prática?