Sistema de cadastro para receber vacinas no Rio deve ficar pronto nesta semana

Nessa primeira etapa, as próprias prefeituras que procuram os alvos da campanha de vacinação e convocam ou aplicam a vacina.

Pedro Duran, da CNN, no Rio de Janeiro
18 de janeiro de 2021 às 21:09
Rio de Janeiro recebe as primeiras doses da Coronavac
Rio de Janeiro recebe as primeiras doses da Coronavac
Foto: CNN (18.jan.2021)

A secretaria estadual de saúde do Rio de Janeiro deve terminar ainda nesta semana a primeira versão do sistema de cadastramento para quem receberá as vacinas distribuídas nas 92 cidades.

A subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Claudia Mello, disse à CNN que uma força-tarefa foi montada para criar o portal onde as pessoas poderão se cadastrar para receber as doses no futuro, quando a campanha for aberta para a população geral.

“Há um grupo de pessoas [da área] de tecnologia da informação que estão construindo esse sistema, que terá perguntas e respostas e também o cadastramento” disse ela.

Nessa primeira etapa, o caminho é o inverso: as próprias prefeituras que procuram os alvos da campanha de vacinação e convocam ou aplicam a vacina.

É o caso de indígenas, profissionais da área da saúde e idosos. Justamente por isso não é necessário procurar a prefeitura para ser vacinado.

O secretário de estado de saúde, Carlos Chaves, é quem vai dar o aval para colocar a plataforma no ar. O piloto deve ser apresentado a ele ainda nesta semana.