Trump vai liberar entrada de brasileiros nos EUA

Medida deve entrar em vigor no dia 26 de janeiro

Da CNN, em São Paulo*
18 de janeiro de 2021 às 20:10 | Atualizado 18 de janeiro de 2021 às 23:52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai retirar as proibições de entrada no país para a maioria dos cidadãos americanos, medida adotada em março de 2020 para conter a disseminação da Covid-19.

De acordo com a agência Reuters, a medida vai abranger pessoas que estiveram recentemente no Brasil, no Reino Unido e na União Europeia, com validade a partir do dia 26 de janeiro.

Apesar da decisão de Trump, é cedo para preparar as malas e planejar viagens aos Estados Unidos. Pouco depois da medida vir à público, a porta-voz do presidente eleito Joe Biden, Jen Psaki, afirmou que o novo governo não pretende colocar a medida em prática.

No dia 26 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos já será Biden e não mais Trump.

A Reuters relatou pela primeira vez, em novembro, que o governo já considerava suspender as restrições, impostas no início do ano passado em resposta à pandemia de Covid-19, após obter o apoio de membros da força-tarefa contra o coronavírus e funcionários de saúde pública.

As restrições terminam no mesmo dia em que os novos requisitos de teste para Covid-19 entram em vigor para todos os visitantes internacionais. A Casa Branca não comentou a medida.